"Um movimento artístico não é um fato isolado. Ele está associado às transformações ocorridas na sociedade da época. Seja no campo da pintura, da escultura, da literatura ou até mesmo da música, os autores retratam em suas obras o que toma conta do contexto social no qual estão inseridos. E com o Romantismo não foi diferente."

"A liberdade de expressão é uma das 2 características típicas do Romantismo e constitui um aspecto importante para a evolução da literatura ocidental. A prova de que os diferentes veículos artísticos estavam vinculados era o fato de que muitos compositores românticos buscavam sempre ler um livro e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se com escritores e pintores. Não era raro alguma composição romântica ter como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor. Weber e Wagner foram atraídos por lendas do Norte europeu; Schumann pela pseudofilosófica literatura romântica de sua época; Chopin por Mickiewicz; Berlioz por Shakespeare; Liszt pelo contemporâneo poeta romântico Lamartine e por vários pintores românticos da França. "
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Frederic Chopin |
Berlioz |
"Assim como na literatura, a música procurava se desligar da arte do passado pondo-se mais ao alcance da nova classe social em ascensão, a burguesia, e invadindo as salas de concerto, conquistando um novo público ávido de uma nova estética. Essa estética apresenta uma música caracterizada pela presença marcante e intensa da emoção ao passo que a forma se tornou mais livre e os tons mais ricos. Permanecendo principalmente tonal, a música do Romantismo está mais cromática, a estrutura melódica foi mantida periódica, mas a estrutura frasal menos regular. Encontrasse, ao longo desse período, uma música mais poética do que abstrata, mais melódica do que harmônica e mais orgânica do que mosaica. O movimento de uma sonata nas mãos de um compositor romântico é apresentado como uma serie de episódios pitorescos sem nenhuma ligação ou unidade formal. "
A música, mais precisamente a ópera, incorporava temas de fantasia e lendas medievais. Os românticos distanciaram-se dos valores prevalecentes durante a Idade da Razão. A conseqüência natural era que se interessassem pelo irracional, pelo macabro, sendo a loucura, o horror e o sobrenatural temas comuns. Na música, essa influência pode ser observada, por exemplo, na Sinfonia Fantástica (1830), de Berlioz, na qual o compositor evoca ( você vai gostar dessa Lorenzo) uma série de alucinações induzidas pelo ópio.
Fonte:http://www.letras.ufrj.br/veralima/romantismo/ensaios/musica_romantismo_g2j.pdf
Amanda Scremin
Bruno Fernandes
Emanuelli Lima
Olá, Amanda, Bruno e Emanuelli,
ResponderExcluirgostei do resultado do trabalho a respeito da música, porém considerações são necessárias quanto a necessidade de fazer a referência aos textos base. Por exemplo, o último parágrafo sobre a música, ele está disponível em três outros sites. Daí a importância da citação.
Senti falta da menção à pintura e escultura, uma vez que o tema era Romantismo nas artes.