A Liberdade guiando o povo.

A Liberdade guiando o povo.
Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de William Turner e o sentimento patético de seu grande amigo Géricault. O pintor, que como poucos soube sublimar os sentimentos por meio da cor, escreveu: "…nem sempre a pintura precisa de um tema". E isso seria de vital importância para a pintura das primeiras vanguardas.

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terça-feira, 21 de abril de 2015

3ª Fase do Romantismo

Condoreira ou Hugoana
·         Por que esses nomes, Condoreira e Hugoana, são da terceira fase do romantismo?

            O termo Hugoana pela forte influência do francês Victor Hugo sobre as obras brasileiras da época, cujo tema toma como eixo a liberdade, o republicanismo, a democracia, a igualdade social e reformas que venham a tornar o mundo melhor.
            Já a palavra Condoreira é uma metáfora dos ideais elevados dos jovens poetas: “condor” é o nome de uma ave que voa acima das Cordilheiras dos Andes. Esta ave, assim como a águia, o falcão e o albatroz se tornou símbolo da terceira geração do romantismo. O fato de essas aves voarem alto, fez com que os autores também pensassem nas respectivas capacidades de enxergar mais longe e tomaram para si a missão de transmitir o que viam ao povo, para que este também se conscientizasse de seus ideais de liberdade, justiça e igualdade. Outra analogia que se pode fazer com essas aves-símbolo é com a ideia de liberdade, tão cara aos poetas da terceira geração, que pode ser associada ao alto voo.

·         Quais são as características desse período?
- Antecipa características do Realismo, que substituirá o Romantismo;
- Poesia de fundo social, inicialmente defendendo o Abolicionismo e a República. Desta forma, se voltou para um povo considerado inferior na época, como os escravos e os pobres;
- Poesia de comício: Há uma função apelativa na linguagem, falando dos homens para os homens, em lugares públicos nos quais uma massa da população tem contato, envolvendo uma multidão;
- A idealização é deixada de lado e a mulher deixa de ser idealizada; passa a ser concreta e tocável. Se antes a mulher era vista em uma atmosfera casta e divina, passa a se tornar parte de uma atmosfera de sensualidade e erotismo;
- Em relação à linguagem, os autores começaram a adotar o uso das metáforas, hipérboles, antíteses e apóstrofes violentas, além do uso de frases pomposas e retóricas grandiloquentes.
·         Qual foi o contexto histórico dessa geração do Romantismo?
            As ideias vigentes entre os anos de 1870 a 1890 eram liberais, abolicionistas e republicanas. O engajamento em questões da realidade social e a oposição ao governo central tornam-se incompatíveis com o subjetivismo e o patriotismo, até então dominantes. Nessa fase, o autor Victor Hugo foi de grande influência com suas obras com temáticas liberais, republicanismo, a democracia, a igualdade social e reformas cujo objetivo era tornar o mundo melhor. Esses ideais mudaram o rumo do país, assim como o da literatura.
           O contexto histórico que influenciou na formação da terceira geração do romantismo no Brasil poder ser relacionado com o da transição da monarquia, até então vigente no país, para a república. Isso não foi algo súbito, e sim um acontecimento desencadeado por uma série de fatores. OS fatos que levaram à mudança de governo foram a abolição da escravidão, que começou a se firmar em meados de 1850 no Brasil, ações da monarquia que os militares, vencedores da Guerra do Paraguai, não concordavam em medidas que faziam o rei interferir em assuntos da Igreja Católica no país.
As características do movimento literário da terceira fase do Romantismo, influenciadas por esses movimentos revolucionários da época que geraram instabilidade no governo são preenchidas de cunho liberal, defendendo ideais até então não discutidos como o papel dos negros na sociedade brasileira, além de começar apresentar uma nova forma de escrever, com características do que viria a ser o Realismo, movimento literário seguinte.
           
·         Quais foram os principais autores?

- Antônio Frederico de Castro Alves:
            Considerado um dos principais autores dessa fase do Romantismo, senão o maior do período, nasceu na década de 1840 em uma fazenda, no interior da Bahia e começou a fazer Direito na cidade do Recife,capital de Pernambuco, já em 1862 com cerca de 22 anos.  
            Castro Alves foi um tanto polêmico para a época por apresentar ideias até então não muito discutidas, como a questão abolicionista. Apesar disso,esse autor não se baseou só em críticas sociais, mas se destacou também na poesia lírica amorosa.
            Ao longo de sua vida, teve escreveu muitas obras, das quais se destacam o Navio Negreiro: Tragédia no Mar, de 1869- antes da abolição da escravidão-, Espumas Flutuante, escrito em1870 e Os Escravos, 1883.
            A imagem a seguir é do autor Castro Alves:
Antônio Frederico de Castro Alves.
Fonte: Casa de Castro Alves.
http://casadecastroalves.com/tag/castro-alves/

            Como já afirmado, esse autor não escreveu textos de cunho crítico, mas também se destacou na lírica amorosa. A seguir, um poema de Castro Alves, chamado O “adeus” de Teresa:
O "adeus" de Teresa

A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus
E amamos juntos E depois na sala
"Adeus" eu disse-lhe a tremer co'a fala

E ela, corando, murmurou-me: "adeus!"

Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus
Era eu Era a pálida Teresa!
"Adeus" lhe disse conservando-a presa

E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"

Passaram tempos sec'los de delírio
Prazeres divinais gozos do Empíreo
... Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse - "Voltarei! descansa!. . . "
Ela, chorando mais que uma criança,

Ela em soluços murmurou-me: "adeus!"

Quando voltei era o palácio em festa!
E a voz d'Ela e de um homem lá na orquesta
Preenchiam de amor o azul dos céus.
Entrei! Ela me olhou branca surpresa!
Foi a última vez que eu vi Teresa!

E ela arquejando murmurou-me: "adeus!"
Castro Alves

            No poema O “adeus” de Teresa, Castro Alves não idealiza a mulher, como era feito anteriormente. A mulher é vista como algo alcançável, pois ele demonstra um relacionamento amoroso, como nos versos:
“A valsa nos levou nos giros seus
E amamos juntos E depois na sala”
            Demonstra estágios de amor, com sedução e conquista o que nas gerações anteriores não acontecia.   Ocorre uma parte mais realista, pois antes as histórias românticas acabavam somente em amor ou uma espécie de morte heroica, mas neste poema acaba em um final não tão “romântico”, com uma possível traição e um último adeus.
- Joaquim de Sousa Andrade:
            Joaquim de Sousa Andrade,também chamado de Sousândrade, foi um autor maranhense, nascido em 1833, ou seja, durante o período regencial brasileiro. O que o destacou também foi que, mesmo sendo um filho de grandes latifundiários, de origem aristocrata, foi um grande crítico de questões defendidas por esse grupo, como a escravidão. Andrade foi abolicionista e defendia a criação da República no Brasil.
            Entre sua principais obras, está O Guesa, de 1871, que teve como base uma lenda indígena chamada Guesa Errante.
            A imagem a seguir é do autor:
Joaquim de Sousa Andrade/ Sousândrade.
Fonte: Travessia Poética.
http://valiteratura.blogspot.com.br/2012/02/sousandrade-e-o-romantismo-brasileiro.html

- Tobias Barreto de Meneses:
            O autor Tobias Barreto de Meneses nasceu no Sergipe, em meados em 1839, e era mestiço,o que lhe causou dificuldades até em sua vida amorosa, pois a época em que viveu era recheada de preconceitos. Casou-se coma filha de um dono de engenhos na cidade de Escada, no estado de Pernambuco.
            Meneses estudou latim, publicou livros, alguns em alemão e teve grande influência do autor francês Victor-Marie Hugo. Entre suas principais obras, estão Glosa,de 1864, Amar,escrito em 1866,O Gênio da Humanidade,1866, e A Escravidão,de 1868.
           

            A foto a seguir é do autor Tobias Barreto de Meneses:
Tobias Barreto de Meneses.
Fonte: Academia Gloriosa de Letras.
http://www.academiagloriensedeletras.org/patronos



Referências:


PETTA, NICOLINA L.; OJEDA, EDUARDO A. B. História: Uma abordagem integrada. São Paulo, 2003.

ANDRADE, VINICIUS DE. Romantismo 3 gerações. 22/10/2012.
http://trabalholiteratura1d.blogspot.com.br/?m=1, Acesso em 17/04/2015.

Romantismo no Brasil (3): As três gerações de poetas. 31/07/2005. 
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/romantismo-no-brasil-3-as-tres-geracoes-de-poetas.htm, Acesso em 17/04/2015.


Romantismo (Terceira Geração). 
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo12166/romantismo-%28terceira-geracao%29, Acesso em 17/04/2015.



Alunos:
Daiane C. dos Santos Stelzner
Flávia Zaganski
Larissa S. Paulo
Rafael Teivfik Quintas dos Santos

Um comentário:

  1. Vocês quatro juntos... só podia dar nisso... Um excelente trabalho!
    Parabéns, fiquei orgulhosa.

    Professora Luciana

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