A Liberdade guiando o povo.

A Liberdade guiando o povo.
Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade de Rubens, o refinamento de Veronese, a expressividade cromática de William Turner e o sentimento patético de seu grande amigo Géricault. O pintor, que como poucos soube sublimar os sentimentos por meio da cor, escreveu: "…nem sempre a pintura precisa de um tema". E isso seria de vital importância para a pintura das primeiras vanguardas.

Pesquisar

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Diálogos entre Romantismo, Movimentos modernos e contemporâneos.

                Antes considerado apenas um estado de espírito, o Romantismo começou a se fortalecer no final do século XVII, tornando-se um movimento político, artístico e filósofo, que permaneceu até o século XIX.
            Tinha como característica, ser adverso ao Iluminismo e Racionalismo. Tendo a temática voltada para o individuo, o Romantismo retrata os dramas, as paixões e as melancolias humanas.

Movimento da literatura brasileira, o Modernismo foi criado no ano 1920 e durou até mais ou menos 1978. Suas características mais marcantes eram: liberdade de expressão, contextualização e inclusão do cotidiano, linguagem coloquial e novas técnicas de escrita.

O Modernismo foi dividido em três fases: De 1922-1930, A Heróica (que tem como base a revolução nas obras artísticas, surgindo o cubismo, surrealismo e o futurismo), de 1930-1945, A Consolidação (fase em que surge novos poetas, e o predomínio da prosa de ficção), de 1945-1960 Pós-Modernismo (fase final do movimento, é criado o grupo “geração dos 45”, onde os escritores prezam uma poesia mais seria e equilibrada).
As diferenças entre esses dois movimentos são muito claras, a começar pela forma de escrita, o Romantismo com sua linguagem mais tradicional e o Modernismo com sua linguagem mais do cotidiano, com seus textos mais livres e frases curtas. Outra diferença marcante é a passar da valorização do individuo a valorização do cotidiano.
Referências:
Equipe: Fabiana Pereira dos Santos
Gabriela Souza
Rodrigo Furusawa

Vinicius Ramos 

Um comentário:

  1. Olá, Pessoal!
    oriento que vocês criem o hábito de referenciar cada uma das citações colocadas no texto e não tenham receio em escrever de próprio punho. Trabalhem com a paráfrase. Ok?! ;-)

    Professora Luciana

    ResponderExcluir