Romantismo na Europa
O "berço romântico" é europeu. Mesmo nossa cultura (brasileira) sofrendo grande influência com tau escola literária, o romantismo surgiu na Europa.
Formado para confrontar o Iluminismo e o "Individualismo Teossêntrico", o Romantismo negou o culto razão e limpou todos os resquícios medievais de medo do homen perante a vontade de Deus.
Entre o final do século XVII e o começo do século XVIII, quando o romantismo europeu se fez presente, os principais países que manifestaram suas características foram Portugal, Inglaterra, França e Alemanha.
Romantismo em Portugal:
Durante o século XIX, Portugal participou de grandes transformações europeias (revolução industrial, revolução francesa, etc..)
Introdutor do romantismo em Portugal foi Almeida Garrett, que depois foi exilado na Inglaterra e presenciou o romantismo inglês.
O romantismo evoluiu em 3 momentos :
- 1° geração romantica portuguesa Características: sobrevivência de características neoclássicas; nacionalismo; historicismo e medievalismo .
- 2° geração romantica portuguesa Características: mal do seculo ; subjetivismo e emocionalismo romântico; irracionalismo; escapismo; fantasia e pessimismo.
- 3° geração romantica portuguesa Características: diluição de características românticas; pre realismo Principais autores: julio diniz (os fidalgos da casa mourisca em 1871; poesias em 1873).
Características do Romantismo em portugal:
- As escolas românticas repudiavam os classicos, opondo-se às regras e modelos, defendendo a "impureza" dos gêneros literários.
- Os autores projetavam-se para dentro de si.
- Conteúdo sentimental e melancólico da vida, do amor, e da própria morte.
- Introversão ("De acordo com Jung, comportamento da pessoa que demanda toda a sua energia psíquica para si mesmo (em oposição ao mundo exterior)" "dicionário online de português".
- Natureza e mulher consideradas importantes.
- Amor platônico.
- A mulher eta considerada uma deusa, uma coisa divina (retorno ao trovadorismo).
- Devaneio ao nao encontrar ou ao perder a mulher dos sonhos (escapismo).
- Mal do seculo: marcado por muitos suicídios; caracterizado pela frequência dos temas de morte nos poemas.
Principal autor: Camilo Castelo Branco (amor de salvação em 1864; a queda dum anjo 1866)
Romantismo na Inglaterra:
O romantismo na Inglaterra ocorreu no período de 1790-1832 . Com grande influência da revolução industrial , que inseriu o proletariado na sociedade , impulsionando a figura da mulher na cultura inglesa e dando início ao romantismo , pois o momento criou um novo publico leitor.
Características do Romantismo, Obras e Autores:
As características do Romantismo na Inglaterra são muito marcadas pelo gosto pelo exótico , em obras como “Frankenstein – Mary Shelley” , a fuga da realidade , como em “The Idiot Boy – William Wordsworth ” , e também a superioridade da natureza , devido a grande invasão das máquinas na revolução industrial
Analise de um poema da época que mais mostrava seu contexto histórico:
“Estamos mais próximos da sabedoria quando nos curvamos e não quando pairamos no alto. – William Wordsworth”
O poema pode ser interpretado como se para ficarmos mais próximos da sabedoria , fosse melhor nos curvarmos diante da natureza , e não tentar controlar-la criando máquinas e outros afins dominantes .
(Frankenstein – As Muitas Faces de Um Monstro, 1974)
Romantismo na França:
O romantismo na
França andou lado a lado com a revolução francesa, ajudando a pregar a ideia de
liberdade, igualdade e fraternidade. Os Românticos franceses que haviam apoiado a revolução, que acabara dando certo, perceberam que os ideais que levaram à revolução não foram instalados na sociedade.Assim surge no romantismo francês.
Características do Romantismo na França:
- Ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
- Sentimento de frustração e desencanto com a vida (característica principal da segunda geração do romantismo francês).

Principais autores do romantismo francês e suas obras:
- Principais autores do romantismo francês:
- François-René de Chateaubriand (1768-1848), “Génie du Christianisme” e “Essai Historique, Politique et Moral Sur les Revolutions”.
- Alphonse de Lamartine (1790-1869), “Meditações Poéticas”.
- Alfred de Musset (1810-1857, "Primeiras Poesias" e "Novas Poesias".
- Victor Hugo (1802-1885), “O Corcunda de Notre Dame” e “Os miseráveis”.
Victor Hugo
É considerado por muitos o Romântico francês de maior
expressão. Sua obra mais famosa é “O Corcunda de Notre Dame”, seguida de “Os
miseráveis”, obra que ganhou um novo filme em 2012 com atores como Hugh Jackman
e Anne Hathaway.Também se destacam suas obras "Odes e Baladas",
"As Folhas de Outono", "As Vozes Interiores" e "Os
Cantos do Crepúsculo".
“O destino é severo. Sejamos nós indulgentes. O que é preto talvez não seja escuro.”
“As revoluções, como os vulcões, têm os seus dias de chamas e os seus anos de fumaça.”
Romantismo Alemão
Fatores históricos:
- Invasões Napoleônicas pouco antes do início do romantismo.
- Série de movimentos sociais como forma de resistência ao iluminismo francês.
- Criação da Universidade de Berlim.
- Dominação francesa do que hoje é a Alemanha em 1806.
- Cria-se “escola místicas”, principalmente a de Boheme.
Biblioteca de Humboldt (Universidade de Berlim, http://perolas.com/biblioteca-de- humboldt-universidade-de-berlim/).
Principais Características do Romantismo Alemão:
- Ao contrário do iluminismo, a Alemanha se contrapõem ao culto exagerado da Razão.
- Se contrapõem, também, ao ideal materialista de conceber o homem.
- Utiliza o Nacionalismo excessivo, como repreensão as invasões francesas (culturais e militares).
- “Volksgeist” (espírito da nação): “O povo é anterior e superior ao Estado e é do espírito do povo que brota tanto a língua como o direito” 1
- A busca por respostas sobre “estado de consciência individual”, passa a uma linha implícita e intuitiva (escolas místicas).
"Herder", precursor do “
Volksgeist” e da
“Escola Histórica”
(http://euro-synergies.
hautetfort.com/archive
/2011/05/23/herder-s-
philosophy-of-the-vol
ksgeist.html)
Autores e Obras:
Destaque à "Friedrich Schlegel, von Schelling e Novalis" considerados os precursores do Romantismo na Alemanha.
- Friedrich Gottlieb Klopstock: Messias; An Meine Freund; A morte de Adão; Salomão; Hermann.
- Gotthold Ephraim Lessing: Lieder; Fabeln; Damon, oder die wahre Freundschaft; Die Juden; Laocoonte, ou Sobre As Fronteiras Da Pintura E Da Poesia; Emilia Galotti; D. Faust.
- Friedrich Schiller: Os Bandoleiros; Maria Stuart; Guilherm Tell; Demetrius; O Visionário; Os Artistas; O Ideal e a Vida; Xénias; A Luva; Da Arte Trágica; Do Sublime; Cartas Sobre a Educação Estética do Homem.
- Johann Wolfgang von Goethe: Torquato Tasso; Fausto; Os Sofrimentos do Jovem Werther; Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister; As Afinidades Eletivas; Hermann e Dorotéia; O Aprendiz de Feiticeiro; Teoria das Cores.
- Johann Gottfried von Herder: Fragmentos Sobre Uma Nova Literatura Alemã; Ensaio Sobre a Origem da Linguagem; Idéias Para Uma Filosofia da História da Humanidade; Outra Filosofia da História para a Educação da Humanidade.
- Friedrich Hölderlin: A Morte de Empédocles; Hyperion ou O Eremita na Grécia; Tragédias de Sófocles; Poemas de Friedrich Hölderlin.
- Friedrich Schlegel: Interpretações e críticas; Lucinda; Sobre a língua e a sabedoria dos indianos.
- Friedrich von Schelling: Sobre a Possibilidade de uma Forma da Filosofia em Geral; Da Alma do Mundo; Bruno ou Sobre o Princípio Natural e Divino das Coisas; Investigações Filosóficas sobre a Essência da Liberdade Humana.
- Georg Philipp Friedrich von Hardenberg (Novalis): Fragmentos; Hinos à Noite; Os Noviços em Sais; Heinrich von Ofterdingen.
- Jean Paul (Richter): Os processos gronelandeses; Siebenkäs; Die unsichtbare Loge; Hesperus.

Poema romântico-europeu:
Quando Eu Sonhava
Quando eu sonhava, era assim
Que nos meus sonhos a via;
E era assim que me fugia,
Apenas eu despertava,
Essa imagem fugidia
Que nunca pude alcançar.
Agora, que estou desperto,
Agora a vejo fixar...
Para quê? - Quando era vaga,
Uma ideia, um pensamento,
Um raio de estrela incerto
No imenso firmamento,
Uma quimera, um vão sonho,
Eu sonhava - mas vivia:
Prazer não sabia o que era,
Mas dor, na conhecia ...
Almeida Garrett, in 'Folhas Caídas'
Características:
- Observe que Garrett sofre quando lembra de seus sonhos com "Ela" e enfrenta a realidade: "Prazer não sabia o que era, Mas dor, na conhecia ..."
- Que no poema ele fala apenas "dele"e de sua amada:"(...) Quando eu sonhava..; (...) Apenas eu.."
- Ele imgina-se em um "mundo perfeito": "Eu sonhava"; "um vão sonho"; "Quando eu sonhava, era assim ,Que nos meus sonhos a via" .
- Um distânciamento dele com seu amor, que para ele está apenas em sua mente:"Essa imagem fugidia; Que nunca pude alcançar."
Fontes:
1. http://maltez.info/respublica/Cepp/conceitos_politicos/espirito_do_povo.htmhttp://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/romantismo-alemao/
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/as-conquistas-napoleao.htm
https://www.algosobre.com.br/literatura/romantismo.html
http://www.infoescola.com/movimentos-literarios/romantismo2/
http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm
http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
http://qol-hatora.org/reflexoes/diferencas-entre-escolas-racionalista-e-mistica/
http://portugalparanormal.com/index.php/topic,4585.0.html
http://www.infoescola.com/literatura/escritores-do-romantismo-alemao/
Olá, Meninos,
ResponderExcluirquanto ao conteúdo e ao comentário estão ótimos.
Gostaria que vocês criassem o hábito de revisar o texto antes de postar, pois há erros bem graves de ortografia no texto. O que acaba ofuscando a qualidade do trabalho.
Professora Luciana